7 Newsletter | União Israelita SHEL GUEMILUT HASSADIM

Newsletter • Ano II • Nº 257



Solicitamos à todos os sócios que entrem em contato com a secretaría da Sinagoga, afim de atualizar ou completar os dados cadastrais.



B’sd

Mensagem da Parashá Korah

Justiça Divina, Responsabilidade Humana.

O Talmud estabelece um importante princípio: as Cortes Celestiais tratam da gente da mesma maneira como costumamos tratar com os outros [Sotah 8b]. Se formos justos, generosos e tivermos compaixão pelo próximo, podemos esperar virmos a ser julgados por D-us com generosidade e compaixão. Mas, se formos cruéis e críticos do comportamento alheio, podemos esperar que a Corte Celestial vá tratar de nós com esses mesmos atributos que demonstramos para com os outros.

“Midah keNeged Midah” – ser julgado medida por medida – é o princípio que pode ser aplicado ao trecho da Tora´ desta semana. Korach e um grupo de rebeldes empreenderam uma tentativa de criticar e destruir a liderança de Moisés e de se colocar no topo da hierarquia de Israel. Como punição por sua arrogância e demagogia, os rebeldes foram milagrosamente engolidos pela terra. Ao invés de irem para o lugar mais alto do povo, foram rebaixados às profundezas mais inferiores, abaixo do povo.

A lição daqui é que, em última instância, somos nós os responsáveis pelo nosso próprio julgamento por D-us. Os padrões que usamos ao julgar o próximo são os mesmos que serão usados pelas Cortes Celestiais para nos julgar.

Às vezes, as pessoas acham que podem progredir do ponto de vista político ou econômico, adotando um comportamento imoral. Têm a impressão de “estar prosperando” neste mundo. Mas, na verdade, estão se condenando a comparecerem diante de D-us com ganhos ilícitos em suas mãos. Não entendem ou não percebem que sua imoralidade se voltará mais cedo ou mais tarde contra elas. Por exemplo: O criador frequentemente usa o método de "medida por medida" para ensinar a pessoa a causa de sofrimento. Por exemplo, um motorista de táxi que escondeu lucros para seus supervisores, encontra-se com dois pneus furados e recebe uma multa na manhã seguinte, fazendo-o perder a soma exata que ele tinha ganhado trabalhando ilegalmente. Outro exemplo: um empregador que injustamente é acusado de roubar foi logo acusado de enganar as autoridades fiscais no pagamento de seu imposto de renda.

O modo de ação do "Medida por Medida" não é um castigo; É um método divino de educação. Na medida em que o homem se conduz, com essa mesma medida o Criador se conduz com ele.

Hoje em dia não esperamos mais por milagres, como aqueles que atingiram os que se rebelaram contra Moisés. A terra certamente não irá se abrir e tragar os vilões de nossa geração.

Podemos, no entanto, lembrar ao mundo que existe um D-us, que existe uma justiça final e que o mal não vai e não pode prevalecer. Podemos lembrar ao mundo que aqueles que demonstram injustiça, crueldade e depravação moral em seus ataques contra Israel serão julgados pelas Cortes Celestiais por esses mesmos padrões. Pessoas imbuídas de ódio e espírito traiçoeiro vivem vidas distorcidas. Elas destroem a “imagem de D-us” em si mesmas e causam mal e sofrimento a toda a humanidade. E acabarão diante do julgamento de D-us e serão julgadas da forma como julgaram os outros.

Embora confiemos plena e totalmente na justiça final das Cortes Celestiais, isso não resolve os nossos problemas terrenos. Mesmo que as pessoas más venham a se defrontar com um destino horrível quando estiverem diante da Corte Divina, até lá e nesse meio tempo causam um terrível dano a nós aqui e ali.

Qual é a nossa resposta a essa onda de ódio, hipocrisia e violência contra Israel e o povo judeu? Seguem aqui algumas sugestões.

Em primeiro lugar, precisamos rezar, nos voltar para o Todo-Poderoso em busca de força e orientação, ou seja, recorrer a nossos recursos espirituais. Precisamos agir em conjunto, como uma comunidade em nossas sinagogas.

Precisamos fazer os nossos maiores esforços para reclamar justiça e correção, para promover o amor e a harmonia no seio da humanidade e para combater as forças do mal que ameaçam destruir a civilização humana.

Devemos lembrar sempre que as Cortes Celestiais nos tratarão pelos mesmos padrões com os quais lidamos com os outros. Que sejam estes padrões os da honestidade e da bondade, da justiça e da compaixão, da integridade e da força de caráter. Que D-us nos traga paz nas esferas celestiais, como também para todo Israel e para toda a gente do bem, onde quer que esteja.

Shabat Shalom Umevorah!
Rabino Isaac Benzaquen


 


email avoda



Caros correligionarios,

Recentemente iniciamos uma coleta de fundos visando doar a quantia de 5.000,00 USD para a “Respiratory Research Unit” do Hospital Shaare Zedek, de Jerusalém. A referida unidade, chefiada pelo Prof. Gabriel Izbicki, é coordenada pelo nosso associado e querido amigo Dr. Abraham Bohadana.

Balanço até o dia 10/07/2015:

Ítem Valor
Numero de doadores 9
Soma coletada USD US$ 3,000.00
Saldo USD US$ 2,600.00

Todos que desejarem podem entregar suas contribuiçoes ao Rabino Benzaquen.

Obrigado antecipadamente,
Rabino Isaac Benzaquen

PS: A doação dará direito a uma placa de agradecimento a Sinagoga Shel Guemilut Hassadim a ser colocada em local apropriado no Hospital Shaare Zedek.




aniversario

ANIVERSÁRIOS HOMENS

Sáb. 24-Jun. Efranio Caboudy
Moyses Alberto Mizrahi
Rafael Kelman
Dom. 25-Jun. Carlos Werner Benzecry
Seg. 26-Jun. Eric Solon
Qua. 28-Jun. José Samuel Benzecry
Marcos Isaac Esquenazi
Moyses Benchimol
Sex. 30-Jun. Isaac M. Abtibol Raschkovsky
Simão Arotchas


ANIVERSÁRIOS MULHERES


Sáb. 24-Jun. Ana Lucia Mayer
Lidia Benchimol
Ruth Helena Dweck
Seg. 26-Jun. Esther Ruah Sequerra Zagury
Qua. 28-Jun. Ana Medina
Deborah Matitia
Sofia Chiganer Cramer Balassiano
Qui. 29-Jun. Andrea Bogoricin Azulay
Joyce Laura Mayer
Monica Chanéa
Sex. 30-Jun. Ana Lúcia Bentolila
Esther Benchimol Klausner
Estrella Obadia Benzecry





ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO

Dom. 25-Jun. Vera e Roberto Messod Benzecry





box1 6cb8013506f5efe19c3ecf783aac0a09

NAHALOT HOMENS

Sáb. 24-Jun. Abraham Obadia Bar Rachel
Messod Jacob Benzecry Bar Esther
Dom. 25-Jun. Leon Alcaim
Seg. 26-Jun. Silviu Grigoriu Ben Sidonie
Moshe Israel Bar Yakuta
Ter. 27-Jun. Chalom Cagy
Qua. 28-Jun. Salomão Bohadana Bar Syme


NAHALOT MULHERES



Seg. 26-Jun. Esther Salem Bat Kahile
Qui. 29-Jun. Ida Bergel Sabbá
Sex. 30-Jun. Helena Cohen Benchimol Bat Rica




Nossos projetos:

  • PROJETO OR TORÁ -- toda 3ª feira temos aulas com diversos temas. A Torá é o sangue vital do Povo Judeu.
  • PROJETO SHABAT – toda 6ª feira distribuímos no café da manhã, duas Chalot, duas velas e temos sorteios de vinho e frios.
    Toda 3ª feira temos sorteios de frios.


    Ninguém pode amar o que não conhece. Uma pessoa não pode fazer ou entender o que nunca aprendeu.
    Um Judeu é ordenado a estudar Torá de dia e de noite e ensiná-la a seus filhos. Se quisermos que nossa família permaneça Judia e que nossos filhos se casem dentro da comunidade, então devemos integrar um programa de estudo de Torá em nossas vidas e implementar estes ensinamentos em nosso lar e em nós mesmos.


Se quiser receber a nossa newsletter, inscreva-se aqui
.

Se não quiser mais receber
a nossa newsletter,
cancele sua inscrição aqui
.

 

Nossa newsletter já foi acessada
vezes
 © U.I.S.G.H. 2017