Newsletter • Ano VII • Nº316




Solicitamos à todos os sócios que entrem em contato com a secretaría da Sinagoga, afim de atualizar ou completar os dados cadastrais.



B’sd

Mensagem da Parashá Shofetim

Decisão e Execução

No versículo de abertura da Parashá Shofetim, Moisés exorta os Bnei Israel a nomear “Shofetim Ve’shoterim” -- juízes e aplicadores da lei – em cada cidade e em cada aldeia. Onde houver uma comunidade judaica, seus membros devem estabelecer e manter um Bet Din para decidir questões da lei judaica e contratar funcionários que possam assegurar a conformidade de todos a essas leis.

O Sefat Emet (Rabi Yehuda Arieh Leib Alter de Ger, Polônia, 1847-1905) fez uma observação profunda e relevante a respeito dos diferentes papéis desempenhados pelos Shofetim, os juízes, e pelos Shoterim, os aplicadores da lei. Os juízes são responsáveis por determinar a lei: devem analisar deliberar e considerar todos os ângulos da questão em pauta e, a seguir, apresentar sua decisão final. Os Shoterim, em contrapartida, não são indicados para decidir sobre a lei; seu trabalho é meramente fazê-la ser cumprida. Independentemente de sua opinião relativa às conclusões dos juízes, a eles é atribuída a tarefa de executar tais decisões, assegurando que os membros da comunidade se conduzam conforme a lei estabelecida.

Na vida de uma pessoa, ela deve desempenhar ambos os papéis: ser tanto um Shofet como um Shoter, um juiz e um aplicador da lei. A cada indivíduo cabe decidir o que é certo e o que é errado, o que ele precisa fazer e aquilo de que se deve abster. Então, uma vez alcançada a conclusão, a pessoa tem diante de si a tarefa de executar e pôr em prática a decisão.

Infelizmente, muitos de nós temos a tendência a cumprir nosso papel de Shofet sem levar a cabo a tarefa do Shoter: chegamos às conclusões adequadas, mas deixamos de implementá-las. São inúmeras às vezes nas quais ouvimos o rabino abordar determinado tópico e reconhecemos que o que diz é verdadeiro e correto, mas as mudanças que ele solicita ficam, de fato, no ar. E aí, quando chega a hora de fazer essas mudanças em nossas vidas, reconsideramos tudo e começamos a questionar e a duvidar. Em vez de atuarmos como Shoterim e de efetivarmos a decisão correspondente, agirmos como um Shofet, mas no sentido de evitar promover as devidas mudanças em nossas vidas.

Reconhecer o que é certo e o que é errado é apenas a metade do trabalho de um judeu observante. A outra metade, normalmente o pedaço mais difícil, é a de fazer o esforço e os sacrifícios necessários para implementar nossas decisões, ter a coragem e a convicção para mudar o rumo e o estilo de vida em benefício da realização de nosso pleno potencial espiritual.

Shabat Shalom!
Rabino Isaac Benzaquen









email avoda



Caros correligionarios,

Recentemente iniciamos uma coleta de fundos visando doar a quantia de 5.000,00 USD para a “Respiratory Research Unit” do Hospital Shaare Zedek, de Jerusalém. A referida unidade, chefiada pelo Prof. Gabriel Izbicki, é coordenada pelo nosso associado e querido amigo Dr. Abraham Bohadana.

Balanço até o dia 10/07/2015:

Ítem Valor
Numero de doadores 9
Soma coletada USD US$ 3,000.00
Saldo USD US$ 2,000.00

Todos que desejarem podem entregar suas contribuiçoes ao Rabino Benzaquen.

Obrigado antecipadamente,
Rabino Isaac Benzaquen

PS: A doação dará direito a uma placa de agradecimento a Sinagoga Shel Guemilut Hassadim a ser colocada em local apropriado no Hospital Shaare Zedek.




aniversario

ANIVERSÁRIOS HOMENS

Sáb. 18-Ago. Shimon Benguiguy
Seg 20-Ago. Salomão Salgado
Qua. 22-Ago. Marcos Yehoshua Levy
Qui. 23-Ago. Moysés Ninio
Sex. 24-Ago. Daniel Spitalnik Nathan
Jacques Samuel Benzecry


ANIVERSÁRIOS MULHERES


Ter. 21-Ago. Angela Benchimol
Suzana Apelbaum
Qua. 22-Ago. Alice Aizemberg
Anne Bemerguy
Dana Breda
Qui. 23-Ago. Nina Clara Benchimol






ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO

   





box1 6cb8013506f5efe19c3ecf783aac0a09

NAHALOT HOMENS

Sáb. 18-Ago. FIsaac Jacob Cohen Bar Messody
Isaac Jacob Levy
Isaac Saul Chueke
Seg. 20-Ago. Aleksander Ser Ben Liza
Moyses Benguigui Bar Mirian
Salomão Larrat Bar Rachel
Ter. 21-Ago. Pepe Jacob Benzecry Bar Esther
Sex. 24-Ago. Moyses Benoliel


NAHALOT MULHERES


Sáb. 18-Ago. Florida Wacsman
Sime Roffé Dimenstein
Dom. 19-Ago. Yeda Nelie Rinder Benzecry
Seg. 20-Ago. Alegria Azulay Obadia Bat Rachel
Sol Farache Meyohas
Ter. 21-Ago. Ledicia Fortunato Dray
Syme Tobelem Obadia Bat Mary
Rachel Benchimol Bat Lazaro
Qui. 23-Ago. Esther Azulay Bat Rachman
Felicidade Levy Bat Sultana
Léa Gleiser Bat Ruth
Neyde Levy Bat Salvina







Ninguém pode amar o que não conhece. Uma pessoa não pode fazer ou entender o que nunca aprendeu.
Um Judeu é ordenado a estudar Torá de dia e de noite e ensiná-la a seus filhos. Se quisermos que nossa família permaneça Judia e que nossos filhos se casem dentro da comunidade, então devemos integrar um programa de estudo de Torá em nossas vidas e implementar estes ensinamentos em nosso lar e em nós mesmos.


Se quiser receber a nossa newsletter, inscreva-se aqui
.

Se não quiser mais receber
a nossa newsletter,
cancele sua inscrição aqui
.

 

Nossa newsletter já foi acessada
vezes

© U.I.S.G.H. 2018